Diferenças entre DNF e o YUM (Gerenciador de pacotes do Fedora)

Após um bom tempo sendo anunciado, e depois de ser incluído aos poucos nas novas versões, o novo gerenciador de pacotes do Fedora encontra-se hoje em fase estável e já mostra bons resultados no seu uso diário.

O famoso YUM - (Yellowdog Updater, Modified, Gerenciador de Pacotes RPM) deu lugar ao DNF - (Dandified YUM), projeto iniciado no início de Janeiro de 2012, quando tornou-se uma versão do próprio YUM.

Ainda na versão 18 do Fedora, ele foi liberado para uso experimental, tendo seu uso crescendo gradualmente até sua inclusão definitiva como gerenciador padrão do sistema a partir da versão 22, lançada em Maio de 2015.

O YUM sempre foi utilizado para gerenciar a instalação e remoção de pacotes em distribuições Linux que utilizam o sistema RPM. Sendo muito parecido com o APT do Ubuntu, trabalhando na resolução de dependências.

Foi padrão em todas as distros que utilizam o sistema RPM da pacotes. No caso do Fedora, até a versão 18. O DNF, criado inicialmente como uma versão melhorada do YUM, focou-se em resolver alguns problemas do seu antecessor, como:

  • Documentação falha e por muitas vezes confusa;
  • Problemas no algoritmo de resolução de dependências;
  • Algumas funções internas do código do YUM não serem habilitadas pelo processo de refactoring, dificultando a manutenção do projeto;

Resumindo, o DNF apresenta melhor desempenho e menos consumo de memória, durante tarefas como, buscas ou verificações de atualizações e na resolução de dependências que surgem durante o trabalho.

As sintaxes são praticamente as mesmas do YUM, rodando internamente algumas bibliotecas específicas, como libsolv e a hawkey.

Nas versões atuais do Fedora o DNF já vem pronto para o uso, caso você esteja ainda utilizando algumas versão anterior a 22, você pode instalá-lo com o seguinte comando:

yum install dnf

Com o DNF aplicado na máquina podemos instalar pacotes com o seguinte comando:

dnf install nome-do-pacote

Procurando um determinado pacote:

dnf search nome-do-pacote

Atualizando os pacotes instalados no sistema:

dnf upgrade

E para remover um pacote:

dnf remove nome-do-pacote

Para obter mais informações sobre um pacote específico:

dnf info nome-do-pacote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o Resultado? *