NOTEBOOK MOLHOU – O que fazer?

Meus amigos mais próximos sabem que estou cada vez mais desligado do Fantástico Mundo da Manutenção em Computadores.  Atualmente, faço manutenção apenas em meus computadores pessoais, e de amigos quando precisam de algum auxilio. Mas uma vez que você tenha sido professor de Hardware ou já tenha tido sua loja de informática, você sempre é lembrado como alguém que pode ajudar em situações de emergência envolvendo nossos queridos computadores e afins.

Tanto que nos últimos dias, recebi diversos contatos e, curiosamente, todos a respeito do velho-atual-perpétuo problema: ‘Meu notebook molhou, o que faço?’

Resolvi criar este artigo, – já havia um bom tempo que eu não escrevia nada sobre hardware – para auxiliar pessoas que passem por este inconveniente que pode sair muito caro, seja por descuido, ao derramar aquele energético que nos dá folego extra nas madrugadas de trabalho, ou mesmo por fatalidade numa época chuvosa, em que nossos notebooks experimentam a sensação de cair num poça d’água – sim, isso acontece com mais frequência do que possamos imaginar.

Como em toda emergência, os primeiros socorros são fundamentais para determinar as chances de salvação da vítima.

Abaixo segue uma lista com os procedimentos a serem adotados:

1º – Caso o notebook esteja ligado, desligue-o imediatamente e retire sua bateria. Em hipótese alguma tente ligá-lo novamente nas próximas horas.

2º – Vire o aparelho de ponta cabeça, deixando seu teclado para baixo, assim você evita que a água escoe para as placas internas diminuindo as chances de que este acidente de torne uma fatalidade.

3º – Hoje em dia, diversos fabricantes oferecem  garantia caso o aparelho seja molhado, – a Dell por exemplo, costuma oferecer este serviço agregado a sua garantia. Tendo esta garantia, você pode levar seu aparelho na assistência técnica autorizada mais próxima.

4º – Não tem garantia? Então teste suas habilidades com chaves Philips e abra a tampa traseira de seu aparelho. Hoje em dia, todos os notebooks, netbooks e ultrabooks são facílimos de abrir, já se foi o tempo, em que para desmontar um Toshiba ou Hp eram necessários conhecimentos técnicos aliados a um pouco de sorte.

5º – Com a tampa removida, pegue o secador de cabelos da sua mãe-irmã-esposa, hoje em dia, tem gosto pra tudo, então pode ser que seu pai-irmão-marido também tenha um destes na nécessaire.

6º – É preciso ter muito cuidado ao secar seu computador com um secador de cabelos porque este aparelho pode acabar derretendo ou entortando as peças feitas de plástico que desempenham um papel muito importante na arquitetura do equipamento.

7º – Evite utilizá-lo no máximo de sua potência, e não o aproxime demais dos componentes do notebook.

8º – Como dizia nossa professora de ciências: “A água não é desprovida de minerais”.

Não interessando sua origem, a água contém micro partículas de sedimentos de pedras e outras formações. Por isso, você deve evitar que a água seque sobre as placas do seu notebook. Especialmente se for água do mar. Por conter uma alta concentração de sal, a água do mar, depois de secar no seu computador tende a formar placas deste sal sobre os componentes – o que pode ser letal para o funcionamento do notebook.

9º – Se a água atingir os componentes internos do notebook, como a fronte da placa mãe, processador ou a tela, você precisará desmontá-lo. Aí sim, você vai ter de levá-lo a um técnico especializado. Mas certamente, com estes primeiros socorros, as chances de recuperar seu notebook serão elevadas e você não terá muitos gastos com a reposição de peças.

10º – Recomendações finais:
Não ligue o notebook, coloque sua bateria ou plugue sua tomada, assim como não se deve colocar o aparelho no Sol. Se você não possui experiência, evite desmontar o notebook, leve-o para um profissional certificado.

77 Comentários

  1. weluma disse:

    que bom que com essas dicas eu conseguir
    salvar o notebook da minha prima
    muito obg pela ajuda!!

  2. Caraçar disse:

    O notbook de uma colega molhou, e ela disse que secou com o secador, mas sem abrilo,
    ele liga, mas o windows nao inicia. aparece umas opções . “ESC” e “F10″. eu ja apertei esc e entrei na “BIOS”, mas agora nao sei o que fazer.

    • Marco Mapa disse:

      Olá, tudo bom?
      Neste caso, o notebook não está encontrando sistema de inicialização.
      Acessando o Setup, defina o 1º boot como HD. Existe o risco do mesmo ter sido danificado quando molhou. Mas para um diagnostico preciso será necessário levar para um tecnico abrí-lo e avaliar os componentes.

  3. Leticia disse:

    ooi, meu not molhou bem no teclado e molhou tb onde fica as entradas HDMI e usb, bateria etcc, e tb nao ta ligando mais, fiz tudinho oq vc recomendou ai em cima, e agora oq eu faço? espero quanto tempo? pode colocar a bateria de volta ?? ME AJUUDEEE e valeu por essas dicas ;))

    • Marco Mapa disse:

      Olá Leticia, o ideal é esperar algumas horas para colocar a bateria e ligar o equipamento. Caso ele ainda não esteje ligando, leve-o a uma assistência especializada. Pois será necessário abrí-lo.
      Eu trabalhei muitos anos como Técnico em Hardware, e consegui consertar varios notebooks que receberam conrretamente os “primeiros socorros”. Boa sorte !!

  4. Stela disse:

    Molhei meu notebook e segui suas dicas. Passadas 24 horas, consegui ligá-lo. Porém, vez ou outra ele desliga sozinho e reinicia automaticamente.Será que ele está muito comprometido? O que devo fazer?

    • Marco Mapa disse:

      Boa tarde Stela, tudo bom?
      Provavelmente seu notebook está com algum componente em curto. Leve-o a algum técnico especializado, pois será necessário abrí-lo para uma limpeza completa.

  5. Liana disse:

    Olá, muito obrigada pelas dicas!

    Ontem a noite caiu um copo de água filtrada no meu laptop e molhou principalmente a parte do teclado. Fiz os primeiros passos, sequei rápido com um pano desliguei, virei de cabeça pra baixo, passou a noite desligado mas não tirei a bateria. Me parece que não comprometeu muito o sistema (pelo menos ainda) porque ligou direitinho, mas o teclado ficou bichado… (te3nho9 u7m te3clado9 alfanu7mé3r4i8co9 ago9r4aQ!P) :/

    Hoje a tarde sequei várias vezes com o secador sem abri-lo, mas o teclado continua bichado..

    O que eu faço??? Devo mantê-lo desligado? Tirar a bateria? Será que ainda tem água? Estou com medo de abrir e estragar.. pior que amanhã é domingo e só vou conseguir suporte na segunda-feira…

    Vale3u7Q!Q!

    • Marco Mapa disse:

      Oi Liana, tudo bom?
      Deve ter dado algum curto na película que fica embaixo do teclado. É algo fácil de um técnico resolver.
      Aconselho mantar o equipamento desligado, pois ainda pode haver algum resquício de água, o que pode afetar mais o seu notebook.

  6. Joel Augusto disse:

    Ola, eu molhei meu notebook com coca-cola.Se eu secar por dentro ira evaporar a coca??

    • Marco Mapa disse:

      Olá Joel, tudo bom?
      Ajuda, mas passando o secador, irá evaporar apenas a água presente no refrigerante.
      O ideal é abrir para limpar os componentes com Álcool Isopropílico.
      Leve o equipamento numa assistência técnica especializada.

  7. vitoria disse:

    molhei um pouco perto das teclas do esc
    e quando fui liga
    ele liga
    mas nao aparece nada na tela q q eu fasso. ?

  8. Priscilla disse:

    Oi Marco…
    Ontem a noite minha filha molhou a tela do notebook, a água entrou dentro da tela, não sei o que fazer, tá demorando pra secar. O que eu faço?

  9. Antonio Marcos disse:

    Ola Marco!
    Deixei derramar um pouco de água no chão onde meu notebook estava perto, molhando ele pela parte de baixo, depois disso a tela ficou desligada, mas as luzes que indicam que ele estar ligado continuaram acesas! Agora toda vez que tento liga-lo as luzes que indicam que ele estar ligado acendem, mas a tela continua sem aparecer nada! O que pode ser?

  10. waleska disse:

    Minha bb jogou água no meu not enquanto estava ligado. Qd vi já estava desligado. Logo, tirei a bateria e coloquei pra secar , além de passar senador. será q tenho chances de resgata-lo?

  11. Thiago disse:

    Oi…eu derramei refri no teclado do meu notebook, o teclado nao funcioa muito bem, mais o windows simm…será que terei que trocar o teclado dele..?

  12. Luana disse:

    Meu notebook molhou e eu tentei secá-lo só com um pano. Depois usei o secador mas tentei ligá-lo várias vezes entre o secador e pano. E ele não ligou. Será q perdi meu note?

    • Olá Luana, tudo bom?
      Provavelmente seu notebook está com algum componente em curto. Leve-o a algum técnico especializado, pois será necessário abrí-lo para uma limpeza completa.

  13. Luiza disse:

    Olá! Ao abrir uma lata de Coca-Cola, respingou um pouco na tela e lateral do meu notebook e não vi na hora. Isso foi há duas semanas. Já tentei (mais de uma vez) limpar com pano levemente umedecido, mas não adiantou. Tem como limpar?

  14. Bruna disse:

    Derramei MUITO refri no meu note. Eu virei de ponta cabeça e sequei com uma toalha. Aparentemente está perfeito, só um pouco grudento… ele pode dar problemas futuramente?

    • Marco Mapa disse:

      Olá Bruna, é bom levar numa assistência técnica, para realizar uma limpeza completa.
      Pois com o tempo, resíduos do refrigerante podem danificar algum componente.

  15. Ariana disse:

    derrubei agua na tela do meu notebook e ele esta ligando mas a tela fica branca e a parte que molhou esta preta com algumas linhas coloridas
    e quando eu toco na tela aparece umas linhas
    o que eu devo fazer?

    • Marco Mapa disse:

      Olá Ariana, será necessário abrir a tela de seu equipamento, leve-o numa assistência técnica para fazerem o procedimento correto, pode ser necessário trocar algum componente.

  16. Fabiola disse:

    Olá,ontem sai e deixei a janela aberta e meu note tomou um banho.Sequei ele com secador só que fiz a bobagem de liga-lo.Ele funcionou direitinho por umas 4 horas até que meu marido resolveu reinicia-lo.A tela ficou branca,dar pra ver a sombra do papel de parede.Será que foi só a tela ou vai aparecer mais alguns problemas futuros?

  17. Mary disse:

    Marco, bom dia!

    Por conta das chuva que caiu na minha cidade, começou a pingar água no lugar da minha casa que nunca caiu, que foi bem em cima do meu notebook, então eu não sei dizer se foram dois dias de água pingando em cima do meu computador, quando eu fui ver ontem a noite, me desesperei sequie ele todo com uma toalha e virei para sair a água interna e depois liguei, fique aliviada que apareceu a tela, mas ficou um pouco manchada por estar molhada, então desliguei ele novamente e sequei mas um pouco, tirei a bateria e sequie com um secador no frio a área da bateria.
    Agora ele liga, mas a tela não aparece fica todo preto com um sombreado da tela.
    Marcos, por favor o que eu fiz de errado?
    O meu not é da Acer, novo só tem 3 meses de uso.
    Por favor me ajude!!! Estou desesperada.

    • Marco Mapa disse:

      Olá Mary, tudo bom?
      Seu notebook pode ter entrado em curto. Não seriamente queimando algum componente, mas impossibilitando que trabalhe corretamente. Leve-o numa assistência de sua confiança. Como ele é novo, procure o pessoal da Garantia. Evite ficar ligando o equipamento. O ideal é esperar o técnico abri-lo e realizar uma limpeza completa.

  18. ju%ni&o(r disse:

    molhei meu tecladoo dO NOT cOm poUCA AGUa: ONTEM No dia dO OcORRIDO As TECLAS NAO FUNCIOnaVAO HOJE QUANDO LIGUEI AS TECLAS EstAo aSSiM DESconTROLADaS mas pelo menos fUNcIONARAo, O QUe posso Fazer ? ESTOU USANdo o teclado viRTUAL E MEsmO ASSim EsTA DESReGulAdO

    • Marco Mapa disse:

      Olá Júnior, tudo bem?
      A película do seu teclado deve estar em curto. Leve-o numa assistência técnica para realizar a limpeza e, se necessário, a troca da mesma.

  19. Clara disse:

    Asus oferece garantia para notebook molhado?

    • Marco Mapa disse:

      Olá Clara, tudo bom?
      Geralmente os fabricantes não oferecem este tipo de garantia. Algumas estendidas, contratadas juntamente a loja que o vendeu à você podem oferecer.
      Entre em contato com o suporte da Asus:
      4003.0988 (Para Capitais e Regiões Metropolitanas).
      0800.880.0988 (Para as demais Localidades)

  20. marlete disse:

    oi deixei o not cai sequei um pouco com secador mas coloquei no sol e tentei liga varias vezes sera q ele quimo de fes ou tem xance

    • Marco Mapa disse:

      Olá Marlete, tudo bom?
      Provavelmente seu notebook está com algum componente em curto. Leve-o a algum técnico especializado, pois será necessário abrí-lo para uma limpeza completa.

  21. Ana disse:

    Ola preciso de ajuda caiu agua no meu noot e eu sem experiencia alguma fiquei tentando ligar por varias vezes, ate coloquei na tomada e ele desligou e nem sinal de vida por favor sera que ainda tem salvaçao?

    • Marco Mapa disse:

      Olá Ana, tudo bom?
      Provavelmente seu notebook está com algum componente em curto. Leve-o a algum técnico especializado, pois será necessário abrí-lo para uma limpeza completa.

  22. Ana disse:

    Bom Dia,

    com as chuvas de ontem aconteceu de pingar bem em cima do netbook, caiu as gotas na tela e molhou a bateria. Sequei bem , mas ao ligar uma parte da tela no primeiro momento fica normal, depois fica preta e aparecem listras , como se saísse do ar. Retirei a bateria e coloque de cabeça para baixo. Será que perdi o net?

    • Marco Mapa disse:

      Olá Ana, tudo bom?
      Provavelmente seu notebook está com algum componente em curto. Leve-o a algum técnico especializado, pois será necessário abrí-lo para uma limpeza completa.

  23. Camila disse:

    Olá, tomei chuva com o meu notebook na mochila, antes de fazer esses passos, liguei ele para ver se estava funcionando pois ele estava em uma outra bolsa, e estava apenas úmido, mas quando eu ligo ele, aparece a tela para fazer login, e assim que eu coloco a senha ele desliga. Como nao tenho secador em casa, tirei a bateria e deixei em frente ao ventilador, será que resolve? :S

    • Marco Mapa disse:

      Olá Camila, tudo bom?
      É interessante levar seu notebook a uma assistência técnica para realizarem um procedimento completo. Evite ficar ligando, pois pode agravar o problema.

  24. Rafael disse:

    Oi! Sai de casa e esqueci a janela do quarto aberta, quando cheguei estava tudo molhado, inclusive meu not. na hra enxuguei a agua que estava na tampa com uma pano e o liguei. Para meu contentamento ele ligou. Desliguei e esperei ele secar mais um pouco. Alguns minutos depois tentei liga-lo novamente e apareceu umas opções de f1 e esc. nao consegui mais liga-lo. Deixei ele de lado algumas semanas até tomar coragem e procurar a autorizada. Só que hj, dia em que eu ia leva-lo para consertar, fui liga-lo pela ultima vez e ele esta normal, como se nda tivesse acontecido. Preciso leva-lo ou espero mais um pouco pra ver se vai dar M? Vlw pela atenção!

    • Marco Mapa disse:

      Olá Rafael, tudo bom?
      É interessante levar na autorizada, porque lá eles podem abrir e realizar a secagem completa. Pois é comum nesses casos ficar algum resquício de água em algum componente.

  25. janaina disse:

    Olá! Agora pouco caiu agua no meu notebook. Assim que ele entrou em contato com a água, ele desligou. Eu sequei ele com um pano e logo em seguida, sequei ele com ar frio do meu secador, porém sem desmonta-lo, apenas retirando a bateria. Passado alguns minutos, eu tentei ligá-lo porém ele acende os lads mas nao inicializa. Por fim retirei a bateria e estou deixando ele terminar de secar. Você acha que tem conserto? Obrigada!

  26. Gabriel Figueiredo disse:

    Ola Marco, deixei cair agua no meu notedai sequei ele e tentei liga-lo , ele ligou mas depois de 5 min mais ou menos ele desligou sozinho e nao quis mais ligar ,dai continuei tentando secando ele , e deixei-o virando sobre cama durante a noite , no outro dia estava funcionando normalmente .Devo mi preoculpar e levar em uma assistencia tecnica

    • Marco Mapa disse:

      Olá Gabriel, tudo bom?
      É interessante levar na autorizada, porque lá eles podem abrir e realizar a secagem completa. Pois é comum nesses casos ficar algum resquício de água em algum componente. E caso esteja tudo certo, você fica com a consciência tranquila.

  27. Gabriel Figueiredo disse:

    Ola Marco , bom , deixei cair agua no meu notebook , dai na mesma hora virei ele pra deixar escorrer a agua e peguei um pano pra secar ,em seguida peguei o secador . Ele ligou , so que depois de 5 minutos mais ou menos ele desligou sozinho e nao quis mais ligar , dai peguei o secador novamente e continuei secando , e continuou a nao querer ligar . dai deixei o note virado sobre a cama ,e ficou ali o dia todo . No outro dia fui tentar liga-lo e ele ligou normalmente , como se nada tivesse ocorrido . Quero saber se devo mi preocupar ainda e leva-lo a um assistencia tecnicar ou se posso ficar tranquilo perante isso ?

    • Marco Mapa disse:

      Olá Gabriel, tudo bom?
      É interessante levar na autorizada, porque lá eles podem abrir e realizar a secagem completa. Pois é comum nesses casos ficar algum resquício de água em algum componente. E caso esteja tudo certo, você fica com a consciência tranquila.

  28. Silvia disse:

    Ola, Marco muito boa suas dicas, sem saber segui tais providencias(agi por instinto)meu notebook molhou a um tempinho e apenas algumas peças deixaram de funcionar(N,B, Shift,Espaço,Alt) fiquei utilizando o teclado virtual, porem agora depois de quase 3 meses algumas teclas estão agarrando,será que vão dar pau também? Seria devido ao acidente?O que posso fazer? Meu Notebook é da Lenovo e as teclas facilmente se desprendem,parecem estar bem sequinho e limpo, porem tem um material emborrachado será que teria que limpar por de baixo disto? desde ja agradeço a atenção Silvia

  29. Marcelo Sguarezi disse:

    Caiu um pouco de água no meu notebook só que foi em uma parte que não afetou nada, apenas o botão de apagar, e ele funciona quando eu clico, ás ve ze funciona direito ( Agora mesmo ele deu um bugnervoso) ou seja, um clique tá apagando tudo agora, mais ele ainda funciona, será que ele deu um curto, ou tem como eu arrumar, colocando um secador..?

    • Marco Mapa disse:

      Olá Marcelo , tudo bom?
      Evite ligar o equipamento antes de realizar uma limpeza completa. Leve-o a uma assistência técnica para evitar prejuízos maiores.

  30. Paulo disse:

    Ola Marco tudo bem??

    Derramei água em meu notebook, mas logo em seguida eu virei ele de cabeça pra baixo e passei o secador!! No dia seguinte ele funcionou corretamente, porém depois de um tempo ele começou a desligar repentinamente, principalmente quando carregava videos ou programas pesados!! Já mandei pra um técnico e ele abriu o notebook e fez a limpeza completa, mas não adiantou muito não, o notebook continua desligando! O que pode ser? O que devo fazer?

    Obrigado.

    • Marco Mapa disse:

      Olá Paulo, tudo bom?
      Pode ser algum barramento em curto. Dependendo do tamanho do estrago, pode-se consertar a placa mãae, mas se for muito grande o problema, o ideal é trocar a mesma.

  31. yara disse:

    Olá, choveu a janela estava aberta o note fechado fiz os primeiros socorros. Por quanto tempo ele deve se manter desligado? Como sei o quanto ele molhou internamente? Tinha um pouco de água no compartimento ba bateria. Quando Devo levar a assistência técnica? Muito obrigada

  32. karina disse:

    Olá, deixei meu notebook em cima da rack à noite, no outro dia a tarde quando cheguei da escola fui pegá-lo estava com a parte direita do teclado toda manchada e atrás próximo a bateria todo manchado também. Só que o local estava totalmente seco e sem vestígio no local. algumas eclas não funcionam. 15 dias e comprei será a garantia cobre…

    • Marco Mapa disse:

      Olá Karina, tudo bom?
      Leve o seu notebook a assistência autorizada. Muitas vezes uma limpeza completa realizada por um profissional resolve o problema.

  33. Débora disse:

    Olá tudo bom ? Esqueci o note fechado e caiu água da chuva na parte de cima , mas ele tava fechado assim que vi eu sequei e não liguei ainda, será que tem perigo de ter afetado algo ??????

    • Marco Mapa disse:

      Olá Debora!
      Vale a pena levar o note para um técnico avaliar primeiro. As vezes pode ter entrado um pouquinho de água sem que você tenha percebido.

  34. kerollyn disse:

    Preciso de ajuda. Aq rm casa ta tendo obra e assim que eu cheguei da escola deixei em cima da cama ae chovru mt e ficou com goteira e caiu agua no notebook da sony vaio Windows 8 um branco . Ae tentei ligar e n ligou ae sequei por fora cm um pano e deixei mais ou menos 2hrs com o ventilador ligado pra ele ae ligou mas ficou so escrito vaio ae dps de uns 10min desligou e n ligou mais. Oq faço? Pffffff me ajuda . Faz só 1 ano q to com ele . Será q a garantia cobre isso? Pq tem mais 1 ano de garantia porém eu comprei ele no rj e agr to morando no Ceará e aq n tem extra q foi onde comprei.

  35. Andressa disse:

    Boa tarde.
    Tenho um vaio e na sexta-feira levei-o para o banheiro. Enqto ouvia musica, tomava banho…estava bastante frio e por isso a agua estava quente. O banheiro ficou com bastante vapor a ponto de escorrer agua na tela do notebook.
    A minha duvida é q isso ocorreu na sexta e no sábado continuei usando meu notebook normalmente o dia todo. Domingo de manhã fui tentar ligar e não funcionou. Não liga mais, ponho a bateria e nao acende nenhuma luz. e ja fiz os testes pra ver se era a bateria e nao obtive sucesso. Pode ter sido devido ao vapor de 2 dias atras??? detalhe: tem um mes de uso apenas e estarei encaminhando p/ a assistencia, pois está na garantia.
    Se molhou e mesmo depois de seco, o técnico consegue saber se o aparelho foi molhado?? Como?? Aguardo pois estou muito preocupada!!!

    • Marco Mapa disse:

      Olá Andressa !
      Realmente parece ter sido o vapor que afetou seu notebook.
      Costuma demorar para secar completamente por dentro do equipamento.
      Leve-o a uma assistência técnica de confiança.

  36. Beth disse:

    Olá, eu tenho um notebook Hp e sem querer derrubei coca cola nele (faz mais ou menos duas horas desde o ocorrido) e como não sabia que deveria virar de cabeça pra baixo continuei com ele ligado e secando com um pano o teclado e o botão de liga/desliga. Em seguida ele desligou e está até agora sem ligar, preciso de ajuda urgente, eu aguardo quanto tempo para ele ligar?
    Se a coca corroer alguma placa o custo será muito alto para arrumar? Obrigada desde já.

    • Marco Mapa disse:

      Olá Beth !
      Leve seu equipamento numa assistência autorizada, para realizarem uma limpeza completa. O maior prejuízo é no caso do líquido afetar a placa mãe de seu notebook. Evite ligá-lo até o pessoal da assistência realizar a limpeza.

  37. Carla Sampaio disse:

    Minha filha derramou suco no notebook e eu nao vi. E ela continuou usando o notebook por umas 4 horas. Desligou e foi dormir. No dia seguinte nao ligou. E ela me falou que caiu suco. O que eu faco?? Sera que queimou????

    • Marco Mapa disse:

      Olá Carla!
      Leve seu equipamento numa assistência autorizada, para realizarem uma limpeza completa. O maior prejuízo é no caso do líquido afetar a placa mãe de seu notebook. Evite ligá-lo até o pessoal da assistência realizar a limpeza.

Deixe um comentário


3 − = 2